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Glosas – vilã ou índice de qualidade no processo de faturamento médico?


Glosas recorrentes também podem ser um indicativo de que algo está sendo cobrado em desacordo.

O processo de faturamento de uma conta médica tem início no agendamento, neste ato, toda negociação deverá estar organizada de maneira acessível, evitando possíveis enganos.

Percorrendo setores!

1- Administração

O que é passível de cobrança encontra-se detalhado no contrato de prestação de serviços, valores, períodos de retorno, obrigatoriedade de autorização para determinados procedimentos, tabelas, códigos especiais, enfim, toda negociação para que o pagamento possa ocorrer da maneira acordada. Este será o setor responsável por orientar a recepção quanto ao que pode ou não ser agendado, ao que precisa ou não ser autorizado, ao que deve ou não ser cobrado.

2- Recepção

Contando ou não com um programa que gere as guias no padrão TISS, o importante será todos os campos estarem preenchidos com as informações corretas e de maneira legível, quando assim for.

O atendimento profilático também funciona no faturamento médico, hoje, grande parte dos convênios disponibilizam uma ferramenta de elegibilidade online, que auxilia para saber se o prestador está habilitado ou não a atender determinado plano. 

3- Auditoria

Conferência de todas as informações técnicas, de preenchimento e  conciliação dos valores com as informações de contrato. Neste ato, se houver alguma informação faltante ou divergente, poderá ser refeita antes do envio, evitando possíveis glosas.

4-Faturamento Eletrônico

Digitação e transmissão do arquivo XML, quando se tem um programa de digitação, é possível parametrizá-lo com algumas informações, tornando o processo mais seguro; neste ato, há de se ter o cuidado redobrado.

5- Financeiro/ Recurso de Glosa

O acompanhamento mensal dos demonstrativos liberados é fundamental para qualquer tipo de instituição, pequeno, médio ou de grande porte, a conferência de possíveis glosas processadas, retenções ou mesmo o não pagamento de uma conta, será detectada nesta conferência e em tempo hábil, quando divergente da negociação acordada ou por algum extravio, poderá ser revertida.

Más e quando estes setores ou algum deles não existem em meu estabelecimento?

Independente do número de funcionários, do tipo de estabelecimento ou nomenclatura de setores, os passos a serem seguidos deverão ser os mesmos, poderá ser apenas mais trabalhoso, más quando contamos com uma equipe comprometida, os resultados  são altamente satisfatórios! 

Renata Fachini Jardim Monteiro
Auditoria de Contas Médicas, Repasse e Coordenadora
da Central de Agendamentos Faturabc.

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